Sua mentalidade é pobre, classe média ou rica?

A importância de pensar certo!

Enriquecer tem maior relação com a sua mentalidade, ou seja, seus padrões de pensamentos de maneira sistemática, do que necessariamente a quantidade de dinheiro que você recebe.

A sua mentalidade influenciará onde necessariamente você chegar nesta área da sua vida.

No livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki, livro Best Seller em diversas regiões do mundo e que influencia milhares de pessoas todos os anos, mostra 3 tipos de mentalidades financeiras e como cada uma se comporta em relação a administração de finanças pessoais: mentalidade pobre, mentalidade classe média e mentalidade rica.

Tentarei de forma breve explicar cada uma delas:

  • Mentalidade pobre: Dentro deste formato de administração de finanças, estão as pessoas que compram, com todos os seus recursos, bens não duráveis. São indivíduos que gastam a totalidade do que recebem em itens sem valor de revenda, que podem ser: roupas de grife, relógios, restaurantes caros, etc. Pessoas com tal perfil costumam adquirir passivos, dificilmente possuem reservas financeiras e frequentemente estão endividadas. Este é um modelo de dinheiro considerado comum em pessoas que fracassam nesta área da vida. Neste modelo, não há visão de longo prazo, e a vida normalmente aproveitada com intensidade, com prazeres e recompensas instantâneas.
  • Mentalidade classe média: Pessoas com este perfil de administração de finanças já possuem uma visão mais evoluída no sentido de criação de patrimônio e compra de bens duráveis, porém com um engano: costumam adquirir passivos disfarçados de ativos. Neste formato de gestão pessoal, os indivíduos costumam adquirir bens como automóveis e a casa própria e, com o passar do tempo e com o crescimento salarial, optam por investir em veículos mais caros e casas maiores. Neste aspecto, existe uma lógica de crescimento patrimonial, porém há ressalvas. Uma delas: o veículo utilizado como meio de transporte sofre desvalorização e traz consigo diversas despesas relevantes como: impostos, combustível, seguro e manutenção. Isso sem falar em juros quando este veículo é financiado. No caso da moradia própria até há valorização, porém é importante salientar que esta valorização nem sempre supera outros investimentos tradicionais e com maior liquidez. Além de trazer consigo também as despesas de juros de financiamento, manutenção, impostos e seguro. Considere também que este ativo, quando você está utilizando para sua moradia, não irá gerar nenhum tipo de ganho financeiro regular.
  • Mentalidade rica: Pessoas com este perfil de administração de finanças pessoais normalmente possuem a mentalidade de construir patrimônio que criem valor e rendimentos a longo prazo. Então, pessoas com este perfil fazem investimentos com forte expectativas nos ganhos futuros. E, por este motivo, elas adquirem de forma consistente ativos que serão tais fontes de renda. Podemos classificar como ativos com este potencial as aplicações financeiras, títulos do tesouro, ações de boas empresas, empreendimentos imobiliários, entre outros. Esses itens possuem a natureza de colocar dinheiro no seu bolso com recorrência. Essa renda extra, ao decorrer do tempo e com os juros recebidos, te tornará rico, principalmente com o reinvestimento dos dividendos / lucros. Essas pessoas normalmente economizam no início, investem no segundo momento até que seus rendimentos sejam maiores que as suas despesas, e assim conquistam independência financeira.

Se a sua intenção for enriquecer, se aproxime desta mentalidade rica e se esforce para adquirir bons e promissores ativos que criarão rendimentos de ordem crescente e recorrente.

Se você gostou deste artigo e se interessa pelo assunto, nos acompanhe para ficar a par das novidades e dicas sobre o universo financeiro. Receba em primeira mão o conteúdo que pode mudar a sua vida!

Basta preencher seu e-mail no campo abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.