Em uma sociedade cada vez mais consumista e acelerada, onde as pessoas estão a todo momento se comparando com as outras através das redes sociais, uma prática tem ganhado cada vez mais adeptos: o minimalismo.
Trata-se de uma filosofia de vida baseada em viver com pouco, reduzindo desperdício em coisas materiais consideradas desnecessárias e possibilitando maior sobra financeira. As pessoas minimalistas não guardam objetos que estão com pouca ou nenhuma utilidade, nem são excessivas, e isso inclui: roupas, mobília, artigos de casa, acessórios de uso pessoal, entre outras coisas.
O minimalistas julgam que acumular coisas é o contrário de usufruir delas, não aproveitando o seu designo, e também não permitindo que outras pessoas usufruam. Assim, os minimalistas são grandes doadores de objetos, e costumam fazer isso com frequência.
No entanto, quando possuem um objeto que tem grande serventia, evitam a troca quando este der defeito, buscando seu reparo e a plena utilização.
O minimalismo tem como alicerce uma drástica redução no custo de vida e consumo, permitindo a pessoa que aplica essa filosofia necessitar trabalhar menos horas para manutenção de coisas, e possibilitando ter tempo extra para realizar o que essas pessoas julgam ser essenciais.
Minimalistas também buscam sanear relacionamentos, estresses e todo tipo de situação que rouba sua energia, pois valorizam estar ao lado das pessoas que gostam e amam, então investem seu tempo em relacionamentos, criação de memórias afetiva, principalmente com pessoas.
Os minimalistas têm facilidade em recusar convites, propostas e projetos, pois eles valorizam seu tempo e evitam tudo o que não estiver alinhado aos seus propósitos, tratando tudo isso como distrações.
Os adeptos dessa prática têm a clareza que:
- Coisas são apenas coisas;
- Você não é o que possui;
- Priorizam compartilhamento e doação;
- Buscam constante organização;
- Valorizam de forma fundamental o tempo, pois este item é escasso e não pode ser reposto.
Pesquise mais sobre esta filosofia e analise se funciona para você, sem se deixar influenciar pelas outras pessoas ao seu redor.
Que o Senhor Deus abençoe sua vida, alimentando com sabedoria e prosperidade.
Se você gostou deste artigo e se interessa pelo assunto, nos acompanhe para ficar a par das novidades, dicas sobre o universo financeiro, além de conteúdos que podem transformar sua trajetória. Receba em primeira mão o conhecimento que pode mudar a sua vida.
Basta preencher seu e-mail no campo abaixo!