Diversifique suas fontes de renda

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE com dados dos anos de 2018 e 2019, ainda anteriores à pandemia da Covid-19, ou seja, antes de haver toda a crise econômica relacionada ao desemprego e queda acentuada no mercado informal, mais de 72% das famílias brasileiras possuíam insuficiência de renda para arcar com as despesas mensais. Diante deste percentual, 14,1% relatam muita dificuldade de arcar com as despesas e 58,3% disseram ter dificuldades.

Por outro lado, menos de 28% atravessam o mês com facilidade para cumprir seus compromissos, sendo 26,5% com facilidade de pagamento e apenas 1,1% tem muita facilidade.

Dito isso, verificamos o grande desafio em obter uma renda que satisfaça as necessidades de habitação e alimentação, classificadas como as principais demandas das famílias.

Questões generalizadas como essas sempre são reflexos da realidade de muitas famílias que têm realidades semelhantes: baixos salários. E a maneira de alterar essa realidade nacional é mudando cada realidade individual, ou seja, a realidade de cada família.

Essa mudança pode começar por cada um. Cada pessoa vale o que o mercado de trabalho aceita pagar por este perfil profissional. E o meio de ser mais valorizado é através de qualificação, de geração de valor. Sem um trabalho intensivo de educação pessoal e evolução de habilidades, é muito difícil que haja valorização salarial. Saiba que todo trabalho é digno e importante, porém nem sempre é valorizado e recompensado como poderia ser, e só há esta maneira, a qualificação, para o indivíduo valer mais.

No caso do trabalhador CLT, temos um agravante: quem depende de um emprego e depende exclusivamente de uma única fonte de renda, está concentrado e exposto ao seu empregador, e esta não é, nem de longe, uma situação segura e confortável, pois mudanças ocorrem.

Se formos avaliar o grupo que apresentou mais facilidade no pagamento das despesas, certamente este será formado por empresários e diretores de importantes companhias.

Este público tem algo em comum: possuem múltiplas fontes de renda. Essa diversificação, quanto mais ampla e automática irá, ao longo do tempo, trazer prosperidade e independência.  

Sugiro como boas fontes de renda passiva: Investimentos, recebimentos imobiliários, negócios, royalties, direitos autorais, entre outros. A renda passiva irá possibilitar receber recursos sem sua ação direta, e esta forma é o famoso ganhar dinheiro dormindo. E quanto mais amplas forem suas fontes de renda, maior a sua resiliência mediante os cenários que se apresentarem. Se esforce o máximo possível para criar e desenvolver múltiplas fontes de renda, esta deve ser a sua principal tarefa.

Quanto mais hábil você for nesta criação de fontes de renda, mais próximo você estará do 1,1% das pessoas que conseguem pagar suas contas com facilidade, ficando assim, mais próximo do enriquecimento. Muitas vezes a criação dessas fontes envolve muito sacrifício, como poupança extrema por um longo período, criação de conteúdo e produtos, inovação e muita, muita dedicação.

Porém tenha em mente que o sacrifício é passageiro, mas a conquista permanece.

Que o Senhor Deus abençoe sua vida, alimentando com sabedoria e prosperidade.

Se você gostou deste artigo e se interessa pelo assunto, nos acompanhe para ficar a par das novidades e dicas sobre o universo financeiro, com conteúdo que pode transformar sua trajetória. Receba em primeira mão o conhecimento que pode mudar a sua vida!

Basta preencher seu e-mail no campo abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.