Etapas da liberdade financeira
Assim como em nossa vida cotidiana, nossa vida financeira também é constituída por etapas. Nascemos em forma de bebês, onde as mais simples tarefas devem ser aprendidas e treinadas. Passamos pela infância, onde modelamos nossos valores, criamos algumas crenças até virarmos adolescentes. Nesta etapa, se inicia um amadurecimento físico, intelectual e emocional que nos preparam para a etapa mais duradoura de nossa existência, a vida adulta. Nesta fase, somos pessoas formadas, em nosso auge produtivo e existencial, onde estamos prontos a lidar com decisões, desafios e com nossos dilemas e medos, fase esta, onde criamos família e definimos como será a nossa velhice. E, por último, na fase idosa, nos tornaremos pessoas mais experientes, pacientes e sábias, onde aprendemos a lidar com os percalços da vida e há maior tempo disponível (e talvez menos disposição e saúde) para aproveitar o tempo que ainda resta. Resumidamente, esta é a trajetória de praticamente todas as pessoas.
Financeiramente, nossa vida também se constitui de algumas fases que independem da idade cronológica de cada pessoa, porém com algumas características presentes que eu gostaria de apresentar a seguir:
- Dependência financeira – Esta etapa da vida financeira se assemelha a fase inicial da vida, fase onde você depende de outras pessoas (pais, parentes, cônjuge, governo, bancos) para pagar as suas contas, tendo limitação em suas decisões e com prestação de contas a outras pessoas sobre o destino no qual o dinheiro será empregado. Neste cenário, não há autonomia para decisões independentes. Estar nesta etapa não é uma exclusividade de jovens em iniciação profissional, onde os salários ainda são extremamente baixos e ainda não arcam com as necessidades básicas. É cada vez mais comum visualizarmos adultos com dependência econômica por falta de educação financeira.
- Insegurança Financeira – Nesta etapa da vida financeira, o indivíduo já possui uma fonte de renda estável, muitas vezes com receitas maiores que as despesas, então esta pessoa já consegue arcar com as suas contas. Porém, pela falta de orientação financeira, esta pessoa ainda adianta seus sonhos de consumo e utiliza de financiamento bancário para aquisição de carros e casas, com a dívida no valor para quitação igual ou superior ao próprio bem. Neste caso alguns desejos de consumo ainda são proporcionados devido a linhas de crédito. Neste estágio a pessoa ainda está bastante pressionada e sem muita margem de escolha ou de mudanças opcionais de carreira, pois precisa ter a sensação de segurança salarial para pagar as despesas de curto prazo.
- Segurança Financeira – Nesta etapa da vida financeira há boa solvência patrimonial, onde os bens adquiridos possuem maior valor que as dívidas e há espaço no orçamento para reserva financeira e investimentos. Neste estágio, manter os financiamentos se torna uma opção, já que você possui reservas disponíveis para quitar ou amortizar caso queira e se esta for a sua estratégia. Aqui, você paga todas as suas despesas mensais, possui planejamento já para as despesas futuras e não necessita de terceiros para arcar com seus compromissos. Já pavimentou uma boa estrada rumo ao sucesso financeiro e obteve maior capacidade de decisões, embora ainda necessite trabalhar para arcar com o padrão de vida conquistado, porém com maior possibilidade de escolhas.
- Liberdade ou independência financeira – Nesta etapa da sua financeira, você já possui robustez em seus investimentos, e a renda gerada por eles supera as suas despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Neste estágio, você não precisará de recursos de terceiros e terá maior autonomia para decidir os rumos de sua vida, e com o que irá se dedicar profissionalmente. Terá reservas financeiras suficientes para imprevistos e uma boa blindagem patrimonial proporcionada por bons seguros (bens, vida e saúde).Você terá sobra de recursos para continuar investindo e aumentar sua abastança, proporcionando também maior conforto e experiencias para sua família, sem comprometer o seu futuro. Para chegar neste ponto, você dependerá de um bom planejamento, ter foco e disciplina para encarar todo o processo de crescimento pessoal que precede o crescimento financeiro.
- Liberdade financeira absoluta – Nesta etapa você está plenamente estabilizado financeiramente, vive de acordo com os seus termos e condições, usufruindo de experiências especiais e com a oportunidade de abençoar e transformar a vida das pessoas ao seu redor com sua provisão. Neste estágio, você saberá que o dinheiro se trata de uma ferramenta de transformação que, por si só, não é capaz de trazer felicidade, mas que pode ter papel fundamental na vida das pessoas, dentro do perfilde coisas que ele tem serventia. Irá proporcionar liberdade de escolha.
Porém este processo requer amplo amadurecimento, uma metamorfose que iniciará em sua mente e que fará de você uma pessoa melhor, diferente daquela que iniciou a jornada.
Esse percurso é solitário e dolorido, pois para atravessar, você terá de abrir mão de recompensas instantâneas, conforto e lutar contra o sistema. Existe todo um ecossistema que não irá te incentivar a progredir nesta área. Por isso, é uma caminhada solitária. Será possível somente com muito esforço e disciplina. O principal fator, na minha opinião, é o entendimento da sua responsabilidade neste processo. Cuidar de suas finanças para tomar boas decisões sempre será uma atribuição sua. Afinal, você é o maior interessado.
Se você gostou deste artigo e se interessa pelo assunto, nos acompanhe para ficar a par das novidades e dicas sobre o universo financeiro, com conteúdo que pode transformar sua trajetória. Receba em primeira mão o conhecimento que pode mudar a sua vida!
Basta preencher seu e-mail no campo abaixo!